gl:tch
/ coletivo - 16 de março de 2017
gl:tch é um projeto autoral que reúne em uma única caixa diversas peças que exploram o tema da falha.
O termo glitch refere-se a um erro inesperado num sistema, comumente relacionado a problemas eletrônicos e da computação. No campo artístico o glitch pode ser utilizado de maneira a se extrair uma estética intencional.
Na caixa encontram-se: (1) Postais ilustrados com definições do conceito de glitch nos campos da eletrônica, televisão, artes, música e vídeo-game; (2) Edição do clássico texto de Kim Cascone sobre a exploração da estética do glitch na música contemporânea (The Aesthetics of Failure: “Post-Digital” Tendencies in Contemporary Computer Music); (3) Livreto com um panorâma da percepção e uso de glitchs em diversos jogos na história dos games; (4) Série de sólidos produzidos em impressora 3D. Cada peça apresenta um grau de degeneração gerado por falhas no processo de impressão. Um folheto explica os conceitos básicos utilizados para induzir a máquina ao erro.
A caixa é de madeira revestida, com impressão serigráfica em tinta branca e berço interno produzido em impressora 3D.
gl:tch · caixa, postais, livretos e objetos · 165×155×85 mm
Serigrafia; impressão digital sobre papel pólen bold 90g, couché brilho 90g e duodesign 250g; objetos produzidos em impressora 3D. [mar/2017]